Nossos Filhos Aprendem, é só ensinar.

Vou falar sobre estímulo. As crianças aprendem, é sério, não há necessidade de tratar nossos filhos como bibelôs que a qualquer momento podem se quebrar. Eles precisam ganhar independência e aprender a caminhar por suas próprias pernas. Não falo que nós tenhamos que largar nossos filhos por conta própria, não é isso, mas devemos sim, ensiná -los sem medo, eles aprendem. 

O Lorenzo é um menino de 1 ano e 11 meses, ele conta até 10, conhece todas as letras do alfabeto, põe ração para os nossos pets, coloca a fralda no cesto de lixo, sua roupa suja no cesto e guarda os seus brinquedos quando solicitado. Sim! Ele faz tudo isso. Críticas? Eu recebo várias. Já me disseram que eu por ser professora, quero ensinar tudo fora do tempo para o Lore e assim privá - lo de ser criança. 

Gente, entendam: Eu não alfabetizo o Lorenzo, pelo contrário. Acontece que o Lore é estimulado desde o meu ventre. Quando estava grávida eu contava histórias para ele ouvir da minha barriga, colocava músicas para ele escutar. O Lorenzo é estimulado desde antes do seu nascimento. Quando nasceu, continuei contando histórias para ele e o colocando em contato com os livros, com as gravuras. Eu explicava o que era cada uma das figuras, os sons que produziam (se fossem animais, carros ou motos), tudo muito lúdico. A quantidade de determinados animais ou objetos que apareciam nas histórias e sim, ele prestava atenção.

Não desenvolvi técnica alguma, foi tudo fluindo numa normalidade e respeitando o desenvolvimento do Lore. As músicas sempre foram selecionadas por mim. Não me entendam mal, mas não deixo meu filho assistir/ouvir Galinha Pintadinha, Patati Patatá, Peppa, entre outros. Nada contra estes exemplos, só não os considero educativos ou aprazíveis ao meu filho.

O Lore desde o ventre ouve cantigas de roda, se acalmava quando eu cantava pra ele "Se essa rua fosse minha", O Mundo Bita é maravilhoso, sério! Letras incríveis, melodia, uma harmonia maravilhosa. Gosto muito do Bob Zoom e o Lore adora. Estes exemplos que eu citei, prendem a atenção e sempre o acalmam quando ele está muito agitado. Sem contar que, através destes desenhos ou musicais (não sei como nomeá - los), o Lorenzo aprendeu tanta coisa: números, letras, nomes dos animais, etc.

É claro que o fato de eu ser professora e em casa ele me acompanhar na elaboração de materiais pedagógicos para as minhas aulas ou mesmo estar presente nas aulas particulares que eu ministrava em nossa casa, influenciaram também. Mas muito vai de nós pais ou responsáveis pela criança, moldá - los, observar seus interesses e estímula - los cada vez mais.

Quanto mais eu percebo que o Lore se interessa por letras e números, mais eu vou procurando inserí - lo neste universo, lhe apresentando coisas novas. Tudo é lúdico. Importante ressaltar: sentar no chão, brincar, olhar no olho da sua cria, conversar com a sua prole, não inventar estorinhas por preguiça de explicar determinada coisa, ajuda e muito no desenvolvimento da criança.

Ensinar é bom e aprender, é melhor ainda. Não tenham medo de ensinar, não tenham preguiça de sentar no chão e brincar, pular, se sujar. Sua prioridade tem que ser seu filho e não outras coisas. Não deixe o seu/sua filho/a em segundo plano. Eles são o presente mais precioso que o universo nos enviou.

Novamente, eu não alfabetizo o Lore ok?! Eu respeito o desenvolvimento e estímulo sim até onde vejo que vai o interesse dele. Ele é saudável, inteligente e muito, muito, muito curioso.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DESFRALDE, QUEM ESTÁ FRUSTRADA SOU EU.

Brinquedo Tem Gênero?

Chupeta: vilã ou amiga?