Finalmente desfraldei, sem traumas.

http://mamaearquiteta.com/2017/03/desfralde-como-tirar-a-fralda-sem-traumatizar.html

A minha última postagem aqui no blog, foi no dia 08/02/2018 (o Lore ia completar 2 anos), eu estava sofrendo com o tal do desfralde. Não queria que fosse traumático para o Lorenzo e nem pra mim. Foi frustrante, mas não sofrido como imaginei (e até falei que estava sendo). Em abril de 2018 o Lore parou de usar a fralda durante o dia, usava apenas para dormir. Que alívio! Ele começou a pedir para ir ao banheiro, mas se recusava a usar o penico, raras vezes aceitava usar o "troninho". Ele só gostava do vaso sanitário, e fazia (ainda faz) sentado. Que alegria a minha! O xixi e o cocô no vaso sanitário, e ele pedia, sempre. 

Mas como  consegui? 

Sempre foi tudo pautado no diálogo, sem estresse. Observe os sinais, as crianças dão sinais que querem urinar. Com o Lorenzo foi assim. Sempre que estávamos juntos, brincando ou assistido desenho, a todo momento pedia que ele fosse ao banheiro, e mesmo que não saísse nada (rsrsrsrs), sempre o lembrava de que se quisesse fazer xixi, devia pedir, que eu o levaria ao banheiro. 

Importante sempre ressaltar que as crianças conseguem (fale isso para o seu filho). Ele consegue, é capaz. Ressalte o quão incrível é a sua cria, isso faz tão bem para a autoestima. Nós gostamos de elogio, não é mesmo? As crianças também. Quando acontecer de ter xixi na roupa ou no chão, não se exalte, não grite, não recrimine a criança. 

Abrace - a. Está tudo bem. Com o Lore aconteceu inúmeras vezes, ele se sentia tão culpado, que me pedia desculpas. Não era culpa dele, não é culpa das crianças. Eu entendo que nos irritamos, mas a criança está no começo de sua aprendizagem, respeite isso. Com o passar do tempo o controle vem. Para as mamães de menino, uma saída, talvez, seja ensinar a fazer o xixi sentado (pra mim funcionou). Ainda que seja um TABU sobre ensinar os meninos a fazerem xixi em pé ou sentados, alguns especialistas defendem que é bom ensiná - los desta forma, pois, conforme os mesmos, mesmo que não haja uma posição certa ou errada em relação ao modo dos meninos de urinar, é mais higiênico (https://www.noticiasaominuto.com/lifestyle/759473/afinal-para-os-homens-e-melhor-urinar-de-pe-ou-sentado). 

Mas não importa se seja em pé ou sentado, o importante é lembrarmos que o desfralde não deve ser traumático, pois pode, inclusive, acarretar problemas de saúde nas nossas crianças. O mais difícil pra mim, foi desfraldar o Lore na hora de dormir. Criei o hábito de colocá - lo para urinar antes de dormir, e de 3 em 3 horas (calculei mais ou menos o tempo que ele levava para fazer xixi) o acordava durante a noite para levá - lo ao banheiro. 

Digo que foi mais difícil pra mim, porque havia noites em que ele não queria acordar (sono muito pesado), outras noites eu levantava e ele já havia feito xixi. Era tenso. Ele se sentia constrangido, acordava chorando, pedindo desculpas. Mas novamente, o diálogo é a saída. Não adianta dizer que uma criança de 2 ou 3 anos não vai entender, ela vai. Ela entende. Então novamente, nós sentávamos e conversávamos sobre ir ao banheiro. Continuei com a minha rotina de colocá - lo para fazer xixi antes de dormir, e diminui os horário que o acordava (2 em 2 horas). 

Hoje pra mim é uma alegria, ele não usa mais fraldas definitivamente. Sem traumas, sem gritos, mas teve muita lágrima e muita frustração sim. Foi um período de amadurecimento para mãe e filho. Meu pequerrucho está crescendo, e todos os dias que acorda sequinho, corre para me mostrar que não fez xixi na cama ou na roupa. É o meu orgulho! 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DESFRALDE, QUEM ESTÁ FRUSTRADA SOU EU.

Brinquedo Tem Gênero?

Chupeta: vilã ou amiga?